Perto de duas dezenas de restaurantes e mais de setenta receitas inspiradas no pescado de Sesimbra participam na segunda edição do Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe, que decorre de 8 de maio a 12 de junho, e pretende destacar todas as espécies que são referência na cozinha sesimbrense.
A escolha do prato, ou dos pratos, a provar é difícil. Há desde a típica Caldeirada à Pescador, massadas, cataplanas e arrozes com os variados peixes capturados pela frota de pesca de Sesimbra, como o peixe-espada preto, espadarte e cavala.
O lançamento do festival acontece no dia 8, domingo, às 16.30 horas, no recinto da Festa das Chagas. O momento é assinalado com degustação de peixe-espada preto, carapau, cavala, sardinha e polvo, dinamizado pela Docapesca, e da “Mega” Farinha Torrada de Sesimbra, apresentada pelo Polo de Sesimbra da Escola Profissional Agostinho Roseta.
Os clientes que escolherem os pratos do festival nos restaurantes aderentes habilitam-se a um sorteio de vales de refeição de 50 ou 100 euros para usar na restauração de Sesimbra.
Dar a conhecer o pescado de Sesimbra, promover a economia, a gastronomia e a identidade locais, e revitalizar a restauração, mobilizando os empresários do setor, são os principais objetivos do evento, organizado pela Câmara Municipal de Sesimbra, com apoio das juntas de freguesia.