Simulacro de Tsunami

A Proteção Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários de Sesimbra participam a 6 de novembro no exercício NEAMWave23, que pretende testar a capacidade de resposta a um tsunami por parte dos meios de socorro.

Organizado pelo Sistema de Alerta Precoce para a Região do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Mares Conexos, coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, o exercício, que decorre entre as 8 horas e as 14.30 horas, inclui avisos à população através da sirene dos bombeiros, que irá tocar ininterruptamente durante um minuto.

O toque será utilizado em Sesimbra, sempre que haja a necessidade de evacuar o espaço junto à Orla Costeira, por suspeita de Tsunami, uma vez que ainda não se encontra implementado qualquer Sistema de Alerta Precoce no concelho.

Além do toque da sirene, poderão ser visualizados meios de agentes de proteção civil a circularem junto à Orla Costeira.

O exercício internacional, que decorre em várias zonas costeiras do país, constitui uma oportunidade de treino e formação às entidades nacionais, regionais e municipais perante um alerta de tsunami.

A ação irá dinamizar alguns procedimentos de comunicação entre as entidades, que, em caso de ocorrer uma situação real, levariam à dinamização de ações imediatas.

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra